- O que é Paralisia Infantil:
A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.
- Causas:
Essa doença é causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair o pólio. O vírus penetra no corpo através da boca e percorre o corpo através do sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais freqüentemente afetados.
- Inclusão e exclusão:
A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, embora amparada por lei, tem sido objeto de grandes questionamentos no que se refere às condições básicas necessárias para efetivá-la. Porém, entre estes alunos, destaca-se a dificuldade para inclusão daqueles com seqüela de paralisia cerebral que, por apresentarem um conjunto de comprometimentos associados, como o sensorial, o motor e/ou cognitivo, acabam encontrando barreiras ao serem inseridos nas classes de ensino regular.
Os professores se referem a que, de todas, a maior dificuldade é a superlotação de alunos em classe, fator determinante que impede e/ou impossibilita a inclusão. A aparência física e as deficiências dos alunos com seqüelas de paralisia também causam,sentimentos de espanto, medo e, indiretamente rejeição: (depoimento de uma professora)
'
“A gente se assusta mesmo,
Quando vi, levei um susto danado!.
Dá medo de pegar na criança pra trabalhar.
[...] morro de medo de ter mais um aluno com paralisia cerebral.
Eu levei um susto quando vi a criança, não sabia que era assim tão
deformada.
Os pés eram tortinhos, a cabeça ficava sempre caída com a língua
pra fora e babava muito. Fiquei muito impressionada.
Tive medo de pegar nela, parecia que ela ia quebrar, era pele e
osso e toda durinha’’.
- Direitos:
Determinadas pessoas, sobretudo as que sofrem de paralisia, câncer, lepra, AIDS, dentre outras doenças incapacitante seja total ou parcialmente, têm direitos a isenções de impostos, taxas, desconto no preço para compra de carros adaptados,passe livre em metrô e transporte coletivo, além de remédios gratuitos, dentre os direitos que essas pessoas têm e ninguém divulga, estão:
a) Aposentadoria integral (mesmo sem contar com o tempo necessário de contribuição ao INSS);
b)Isenções de IR; CPMF; Contribuição Previdenciária; etc.
c)Se houver deficiência física: isenção de IPI; ICMS; IOF e IPVA VITALÍCIA, na compra de carro especial, ou adaptado. O preço do carro, nessescasos, cai em 30%.
d)Direito ao saque total de FGTS e fundos PIS ou PASEP.
e)Direito da quitação de valores financiados para compra de imóveis ANTERIORES À DOENÇA.
f)Atendimento médico domiciliar.
g)Remédios gratuitos.
domingo, 8 de junho de 2008
~ Paralisia Infantil
~
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário